Pin It button on image hover

segunda-feira, fevereiro 15, 2010

Gosta de uma festa temática? Curta um desfile de carnaval!

Fazia anos que eu não parava para assistir ao carnaval na TV - e assistir pessoalmente eu nunca fui, mas vou.

Ontem, domingo de carnaval, 14 de fevereiro de 2010, estando na casa de minha mãe e estando a TV ligada na plim plim, o carnaval veio até mim. Que bom! Pela primeira vez assisti aos desfiles das escolas de samba com uma perspectiva nova, com olhos de artesã.

Já houve tempos em que eu gostava de assistir pelo batuque em si e pelo quadro geral; há tempos me cansei do que pode parecer - e de fato ser - até entediante se você apenas fica lá na frente da TV vendo a sucessão de escolas sem se envolver com o enredo, sem analisar a idéia plástica; tipo mais por inércia do que por interesse real. Então pela inércia eu decidi a não mais assistir pois achava tudo repetido, mais do mesmo, simplesmente não tinha mais vontade deste tipo de programa na TV. Acho mesmo que é meio vegetativo ficar assistindo desfile pela TV ao invés de estar lá.


Porém em 2010 meu interesse foi outro. Gente, presta atenção. Para quem gosta de festinha temática do início ao fim, os desfiles das escolas de samba são o máximo. E para quem está interessada em tudo que se refere a artes plásticas, enxergando o que antes não via, uau, quanta diversão para o olhar e a mente!

Para começar a 1a. escola do domingo foi a União da Ilha do Governador e me deixou curiosa logo de cara porque trouxe um tema da literatura, Dom Quixote de La Mancha.

Assisti a poucas partes pois eu estava brincando com meu filhote que não quer saber destes programas de adulto, certíssimo ele e exigente não deixa a gente esquecer que ele está ali, pronto para a vida e todas as brincadeiras que merece. Porém o pouco que assisti me bastou. Filosofia e arte, na minha opinião. Tudo a ver com o post que eu tinha escrito ontem sobre o sonho do mundo das artes, sobre seguir - ou não - os seus sonhos.

Na opinião da carnavalesca Rosa Magalhães você deve seguir os seus sonhos, assim como D Quixote o fez.
Na hora eu comentei com meu brother, que assistia junto comigo: tá, mas D Quixote morreu doido. Era um maluco, o coitado. Lutando contra moinhos de vento.

Mas ainda com esta dose de triste realidade fica valendo a idéia de perseguir os seus sonhos sim. E o apresentador da plim plim comentou - não sei se ele se referia a alguma idéia verbalizada pela carnavalesca Rosa - que a realidade é uma ficção inventada pela falta de utopia. Que coisa Matrix, nao?

Conforme disse uma das comentaristas, este desfile da União da Ilha foi de uma delicadeza ... Concordo.
Com direito a reprodução do quadro D Quixote de Picasso em um dos carros alegóricos. Arte pura!


Outro desfile ao qual tive o prazer de assistir foi o da Unidos da Tijuca. Foi mesmo de uma plasticidade incrível. Carros alegóricos com efeitos visuais e técnicos mirabolantes, cores incríveis, muito teatro. Foi lindo o visual.

Um carro que gostei muito foi o carro "Em Busca do Tempo Perdido", trazia um enorme pergaminho com inscrições maias. Dentro do carro, arqueólogos simbolizavam a tentativa de desvendar os segredos da civilização.. Tinha um efeito que mostrava de um lado arqueólogos e do outro as incrições simbológicas. Infelizmente só consegui uma foto do lado dos arqueólogos, porém o que me encantou foram os desenhos dos símbolos.


Sobre o romance D Quixote de La Mancha
Resenha retirada do site O Globo

A obra de Miguel de Cervantes foi publicada em dois volumes, em 1605 e 1615, e é uma paródia sobre os romances de cavalaria espanhóis muito disseminados à época. No livro, um pobre fidalgo perde a razão nas leituras desses romances e decide encarar o mundo imitando seus heróis de cavalaria.



Dom Quixote, nome que elege para si, nomeia seu velho cavalo de Rocinante e elege como sua bela donzela Dulcinea del Toboso – uma simples camponesa, a quem via como dama nobre. Sancho Pança é seu aliado nas diversas aventuras que começa a enxergar pelo mundo.

Enfim, festejar é bom e a pitadinha que vi dos desfiles deste ano foi uma festa para os olhos e rendeu este post. Rs!